terça-feira, 1 de julho de 2008

E se um dia…eu me esquecer???...

Antes demais peço desculpa a todos os que me visitam e/ou comentam por não estar muito presente por cá mas tenho tido infinitos problemas com a net e computador =/
Aparte esses problemas :
Há uns tempos, visitei uns familiares de uma amiga, que por necessitarem de cuidados constantes estão a viver numa casa de repouso, uma dessas sofre da doença de alzheimer que para quem não sabe é uma doença do cérebro (morte das células cerebrais e consequente atrofia do cérebro), progressiva, irreversível e com causas e tratamento ainda desconhecidos. Começa por atingir a memória e, progressivamente, as outras funções mentais, acabando por determinar a completa ausência de autonomia dos doentes.
Os doentes de Alzheimer tornam-se incapazes de realizar a mais pequena tarefa, deixam de reconhecer os rostos familiares, ficam incontinentes e acabam, quase sempre, acamados.
É uma doença muito relacionada com a idade, afectando as pessoas com mais de 50 anos. A estimativa de vida para os pacientes situa-se entre os 2 e os 15 anos.

Uma das coisas que mais me tocou foi o facto de ver essa pessoa olhar a minha amiga nos olhos, e não conseguir reconhecer a pessoa que estava a sua frente, achando que ela seria não a minha amiga mas sim a mãe dela, e apenas em alguns momentos conseguir reconhece-la, mas apenas porque as pessoas a sua volta lho recordavam…
Tudo isto porque a doença ainda não atingiu as ultimas fases, mas fazendo-se já notar bastante.
O que mais me marcou foi ver que no fundo dos seus olhos havia tamanha tristeza por não conseguir recordar quem era aquela pessoa que no fundo sabe que tanto ama!
Depois disto, a uns tempos, revi um filme que me é muito especial, e que por coincidência aborda este assunto:
“O Diário da Nossa Paixão”

E foi no culminar de tudo isto que me surgiu este texto:


E se um dia…eu me esquecer???...




E se um dia, eu me esquecer???...

E se apesar de todo o meu enorme desejo de nunca querer esquecer, um dia isso se torne inevitável???

Conseguirás tu,

encontrar uma forma de me fazer recordar, se um dia eu de tudo me esquecer?

Penso...

e as lágrimas soltam-se sem pedir autorização e talvez sem mesmo sequer haver razão, só pelo facto de eu pensar...e se um dia eu me esquecer??...

Não quero!!...

e choro ainda mais...

não quero um dia não me conseguir lembrar...

Dói...

Dói só de imaginar, se um dia não mais conseguir me recordar...

E então escrevo...

Vou escrever tudo!!

Escrever algo que um dia me fará recordar....

e eu não me quero esquecer...não quero não!

Diz-me...

Que farás tu,

se um dia, eu me esquecer??

Como posso te ajudar??

Como posso te ajudar,

para que me possas tu ajudar a mim, a recordar??

Deixo-te todas as palavras,

todas aquelas que me farão chorar,

que me farão sorrir,

todas aquelas, que sei, e sinto,

que me irão fazer lembrar...

Deixo-te as fotografias...

Todas aquelas que tirava simplesmente pelo prazer e amor que tenho em fotografar,

aquelas tão tolas que ninguém se lembraria de tirar,

e que mesmo assim eu tirei...

Deixo-te todas essas e todas as outras,

tiradas mesmo sem querer,

sem sequer ter vontade de ter alguém a captar momentos que naquele mesmo momento não quero que ninguém veja...

Deixo-te pedaços de mim,

pedaços que me fazem sentir viva,

que são parte de mim e que me irão fazer sentir novamente...

Se um dia...

Se um dia...

por infortúnio de mim mesma,

não conseguir mais lembrar...

peço-te...

Faz-me sentir viva,...

Ajuda-me a recordar....

Se esse dia chegar,...

lê-me as palavras que me fazem lembrar de mim mesma,

da minha vida...

E Perdoa-me,

Perdoa-me,

se um dia não conseguir mais me lembrar da minha vida,

de quem sou, de quem és amor...

Pois acredito que não exista dor como a dos que olham e sabem que outros não conseguem lembrar,...

mas dor maior será daqueles que por mal de vida, e vontade do destino,

esquecem mesmo sem querer...

Por favor,

Nunca me esqueças e prometo fazer de tudo para não te esquecer também...

E se da minha boca sair outro nome que não o teu,

Procura no fundo dos meus olhos,

o pedaço do meu coraçao,

onde estás tu gravado...

onde nem mesmo a dor do esquecimento

poderá apagar!...

5 comentários:

CátiaSofia disse...

Não te preocupes porque eu nunca te esquecerei! E se um dia te esuqceres de tudo o que se passou na tua linda vida, eu derijirei-me a ti, e contarei-te com todo o amor tudo o que tu precisares saber para descobriri a linda pessoa que és...
Espero que isso nunca chegue a acontecer...
BjZzzz
Lembrate que eu sempre estarei aqui para tudo o que precisares!


"Sofi@"

Anónimo disse...

o esquecimento ao longo do tempo assusta. e o teu texto assustou-me... e muito. fez-me pensar também "e se eu me esquecer?"
sem palavras...

beijos*

Araúja Kodomo disse...

Adorei as tuas palavras...

Fui ouvir a tal musica dos MDG... Amei... Aqela nao conhecia...
Lindíssima, qe letra...
Obrigada, por tudo ***

Anónimo disse...

Volte sempre q quiser!!

Lindo seu blog!!

Bjs!

Sandra Silva disse...

Chorei com as tuas palvras. A sério que chorei. Perceber que algum dia me poderei esquecer das pessoas de que amo, do sentido que eu conhecia para a minha vida... Cusat só de pensar nisso! Não quero! Adorava ter alguém para me recordar que sou e quem era. Adorava ter alguém que me mostrasse como eu via o Mundo, como eu amava o Mundo. Quero ter algém sempre comigo, Quero ter alguémq ue ame assim...
Mts beeijos par ti, Dana,
da gotinha de agua
<3